Pular para o conteúdo principal

Qual o melhor óleo para se usar?


Depois de toda a repercussão em  torno do óleo de coco resolvi dar o meu parecer baseado em evidências, ok? Não achismos ou de maneira sensacionalista como vi circular nas redes sociais.

A melhor fonte de gordura para preparações rápidas ou in natura é o azeite extra virgem. O azeite possui gordura monoinsatura, antioxidantes e vitaminas. Tem ação de proteção cardiovascular e redução do LDL (colesterol ruim)e aumento do HDL (colesterol bom). Contudo, quando em preparações quentes e demoradas acima de 180ºC, o azeite perde suas propriedades e libera uma substância tóxica chamada acroleína, ou seja, dinheiro no lixo, pois azeite é caro, e se torna prejudicial à saúde.

Então a minha sugestão para esses casos é o óleo de coco, o qual apesar de ter em sua composição 90% de gordura saturada, grande parte dessa gordura é composta de TCM, a qual é rapidamente absorvida e metabolizada e utilizada como forma de energia. Além disso, ele é um excelente anti-inflamatório e antifúngico, devido conter o ácido láurico igual ao do leite materno. O óleo de coco é estável em temperatura elevada, sendo uma boa alternativa para bolos e legumes no forno, por exemplo. 
Outro ponto positivo do óleo de coco é que sua matéria prima só é prensada para retirada do seu óleo, não passando por diversos processos químicos e físicos como os óleos vegetais comuns, por exemplo o de soja. 

Contudo, se não der para usar o óleo de coco porque é mais caro e, para não desperdiçar o azeite, preferir o de girassol, dentre os óleos vegetais é o melhor. Pois, não é proveniente de uma matéria prima transgênica, como o de soja e o de milho, e nem de uma matéria prima que tem uma substância tóxica como o de canola.

Em relação à margarina e a manteiga, preferir com certeza a manteiga. É mais natural. Quanto mais natural um produto melhor.  A margarina é pura química, e apesar não ter naturalmente gordura saturada, devido ao seu processo industrial chamado hidrogenação passa a conter gordura trans (também saturadas), a qual apresenta um grande risco para a saúde cardiovascular.

Óleos e gordura sempre com moderação. Não usem esses óleos, inclusive o de coco ou a manteiga, para fritar, ok?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de banana e aveia sem ovo

A pedidos de uma seguidora da página testei uma receita de banana e aveia sem ovos. Ótimo para quem tem alergia à ovo. Fiz algumas adaptações, pois a receita original ia farinha branca e açúcar refinado. Ficou muito gostoso, mas não ficou fofinho, devido a umidade que a farinha de aveia e açúcar mascavo traz ao bolo, além de não ter o ovo que tem como função aerar o bolo . Depois que fiz fiquei pensando que talvez colocar uma colher de chá de bicarbonato pudesse ajudar a deixar o bolo mais fofo. Então "bora" reproduzir a receita em casa e me contar depois se deu certo ou não!!!!  Ingredientes: 06 bananas amassadas 02 xícaras de farinha de aveia 02 xícaras de açúcar mascavo ou demerara (eu fiz com 02 e achei que ficou bem doce, talvez com 01 fique na doçura certa) 01 colher de sopa de fermento Canela se quiser a gosto Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes Colocar em uma forma untada Levar ao forno pré aquecido 180°C por 40 minutos  ...

Mucilon multicereais e suco Del Valle, são realmente boas opções para nossas crianças?

Não é novidade que os produtos industrializados contém em sua composição muito açúcar, gordura e sódio (sal), mas muitas vezes é difícil quantificar esse muito, não é? Grande parte das pessoas não entendem muito bem os rótulos dos alimentos e aqueles montes de nomes e quantidades na tabela nutricional. Contudo, ler o rótulo dos alimentos industrializados e saber o que você e sua família está comendo é muito, mas muito, importante. Por isso, para meu consultório elaborei um material lúdico para utilizar com meus pacientes quando falar sobre rótulos e tabela nutricional. Para o blog trago a foto da quantidade de açúcar presente no Mucilon multicereais, frequentemente ofertado à bebês e crianças como engrossante ou mingau e do "suco" de caixinha Del Valle sabor uva, frequentemente ofertado às nossas crianças, também. Os dois tubetes representam 3 colheres de sopa de Mucilon, e contém a quantidade de nada menos do que 17 gramas de açúcar. Ah, 0g de fibras, tá? ...

Creme de abacate com maracujá

Sobremesa leve, refrescante, ótima para quem está querendo perder peso ou para quem quer apenas comer uma sobremesa mais saudável.  Rica em gorduras do bem, que auxiliam em aumentar o HDL (colesterol bom) e dão saciedade. Além de ser fonte de vitamina C, sais minerais, fitoesteróis, antioxidantes, fibras (melhoram saúde intestinal e dão saciedade) e por ser uma fonte de lipídios auxilia a absorver melhor outro antioxidante encontrado em alimentos alaranjados e vermelhos: betacaroteno. Se quiser que este creme fique mais consistente pode acrescentar gelatina sem sabor ou ágar ágar. Ingredientes: 01 abacate suco de 02 maracujás sem semente (coar a polpa sem bater)  04 colheres de sopa de açúcar demerara Modo de preparo: bater tudo no liquidificador, ou mixer ou processador e servir bem gelado