Somos bombardeados por bebidas "saudáveis", com pedacinhos de frutas, sem açúcar, light, diet, nas prateleiras dos mercados. Mas, será que realmente são saudáveis?
Em posts anteriores escrevi sobre a leitura de rótulos, e esta ferramenta se faz importante, também, na compra das bebidas industrializadas. Mas neste post irei falar sobre os tipos de bebida no mercado e suas diferenças.
Os néctares são bebidas a base de frutas, com adição de açúcares, conservantes e diversos aditivos químicos para realçar sabor, aroma, cor e etc. Este tipo de produto possui cerca de 30% do suco da fruta.
Os refrescos são bebidas não fermentadas, feitos a partir da diluição de água potável com o suco da fruta, polpa ou extrato vegetal da fruta de origem. Contém no máximo 10% de fruta. Recebem também açúcares, conservantes e diversos aditivos químicos.
Os refrigerantes são calorias vazias, que não agregam nenhum valor nutricional ao nosso dia. Ricos em açúcares, conservantes, corantes, aditivos químicos, só trazem malefícios à saúde.
Os chás prontos gelados também são opções ruins de bebidas
prontas. Contém elevado teor de açúcar, ricos em conservantes,
aromatizantes e aditivos químicos.
Nas versões diet e light recebem edulcorantes artificiais (adoçantes), os quais são prejudiciais à saúde, dependendo do tipo e quantidade.
Os sucos são 100% fruta, não recebendo adição de açúcares, conservantes e nenhum outro produto e ingredientes além da própria fruta. Prefira sempre suco na própria fruta ou polpa congelada. Contudo, atualmente, já existe no mercado sucos 100% fruta ou integrais sem adição de conservantes, aromatizantes e açúcares prontos para o consumo, que são boas opções para a correria do dia a dia ou um evento.
Comentários
Postar um comentário