Pular para o conteúdo principal

Alimentação saudável, obesidade e cirurgia bariátrica

A obesidade é uma doença crônica não transmissível, ou seja, não tem cura. Como qualquer outra doença crônica você, através de um tratamento, controla a doença e não manifesta seus sintomas, seja estes sintomas referentes à quilos a mais ou doenças/complicações associadas.
A obesidade no mundo é preocupante, 641 milhões de adultos no mundo são obesos (dados de 2016) e 41 milhões de crianças se encontram no sobrepeso/obesidade (dados 2014). Isso se classifica com uma pandemia. Obesidade é uma questão de saúde pública.

Contudo, a obesidade não é apenas escolhas alimentares inadequadas, mas também como se come. A obesidade está diretamente relacionada com o comportamento alimentar. O comportamento alimentar envolve não apenas a escolha do que comer, mas como a pessoa se relaciona com o alimento e o enxerga. E isto envolve muitos fatores, como socioculturais, econômicos, crenças, programação metabólica e também, em menor escala, a genética. 
Por isso tratar a obesidade não é simples, se faz necessário um acompanhamento multiprofissional, para lidar com todas as questões que permeiam esta doença.
A reeducação alimentar é essencial, desmistificar a alimentação saudável, dando ferramentas para que aquela pessoa possa fazer escolhas melhores de maneira independente, trabalhar questões psicológicas em torno do alimento, respeitar padrões culturais e fatores econômicos, agregando a alimentação saudável a eles.
A obesidade precisa ser encarada como assunto sério. Não é estigma social, não  é preconceito, é saúde. Por mais que agora, hoje, você não tenha desenvolvido complicações devido à obesidade, não quer dizer que um dia seu corpo não irá se manifestar. O excesso de peso sobrecarrega órgãos e funções fisiológicas. Você não precisa se encaixar no padrão de beleza, você será lindo (a) do seu jeito, mas é necessário agregar saúde, e pensar na saúde a longo prazo, como um processo.

Como o tratamento da obesidade não é algo simples que se modifica com uma dieta calculada, muitas pessoas se decepcionam e enxergam a cirurgia bariátrica como uma mágica para este problema, mas cuidado! Ela não é uma mágica e nem uma vacina contra a obesidade, é um dos tratamentos para esta situação. A cirurgia bariátrica necessita de responsabilidade e consciência, para que se tenha sucesso. Sem a mudança de hábitos e comportamento alimentar você pode resgatar todo o peso e também desenvolver outras doenças associadas à obesidade. Por isso sempre sigam o acompanhamento, tanto pré como pós cirúrgico, com a equipe multiprofissional.

Lembrem-se: alimentação saudável não é apenas a combinação entre ingredientes certos, mas também variedade, organização e planejamento, execução de preparações (quanto mais natural e caseira sua alimentação melhor) e ter controle sobre sua fome e saciedade, não usando a comida como escape de sentimentos.

Segue o link da entrevista que eu dei para o jornal Bom Dia Baixada sobre este tema, junto do médico cirurgião Joaquim Neto: Entrevista sobre alimentação saudável, obesidade e cirurgia bariátrica no Bom dia Baixada


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de banana e aveia sem ovo

A pedidos de uma seguidora da página testei uma receita de banana e aveia sem ovos. Ótimo para quem tem alergia à ovo. Fiz algumas adaptações, pois a receita original ia farinha branca e açúcar refinado. Ficou muito gostoso, mas não ficou fofinho, devido a umidade que a farinha de aveia e açúcar mascavo traz ao bolo, além de não ter o ovo que tem como função aerar o bolo . Depois que fiz fiquei pensando que talvez colocar uma colher de chá de bicarbonato pudesse ajudar a deixar o bolo mais fofo. Então "bora" reproduzir a receita em casa e me contar depois se deu certo ou não!!!!  Ingredientes: 06 bananas amassadas 02 xícaras de farinha de aveia 02 xícaras de açúcar mascavo ou demerara (eu fiz com 02 e achei que ficou bem doce, talvez com 01 fique na doçura certa) 01 colher de sopa de fermento Canela se quiser a gosto Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes Colocar em uma forma untada Levar ao forno pré aquecido 180°C por 40 minutos 

Mucilon multicereais e suco Del Valle, são realmente boas opções para nossas crianças?

Não é novidade que os produtos industrializados contém em sua composição muito açúcar, gordura e sódio (sal), mas muitas vezes é difícil quantificar esse muito, não é? Grande parte das pessoas não entendem muito bem os rótulos dos alimentos e aqueles montes de nomes e quantidades na tabela nutricional. Contudo, ler o rótulo dos alimentos industrializados e saber o que você e sua família está comendo é muito, mas muito, importante. Por isso, para meu consultório elaborei um material lúdico para utilizar com meus pacientes quando falar sobre rótulos e tabela nutricional. Para o blog trago a foto da quantidade de açúcar presente no Mucilon multicereais, frequentemente ofertado à bebês e crianças como engrossante ou mingau e do "suco" de caixinha Del Valle sabor uva, frequentemente ofertado às nossas crianças, também. Os dois tubetes representam 3 colheres de sopa de Mucilon, e contém a quantidade de nada menos do que 17 gramas de açúcar. Ah, 0g de fibras, tá?

Bolo de chocolate com cacau e óleo de coco

  Quem disse que bolo de chocolate não pode ser saudável? E quem disse que o que é saudável não é bom? Nesta receita de bolo de chocolate no lugar do chocolate ou achocolatado comum, utilizado normalmente em receitas para bolo, utilizei o pó de cacau 100% (puro). O cacau, diferente dos chocolates comumente comercializados, tem muitas propriedades bacanas e nos fornecem muitos benefícios, isso se dá pela presença dos polifenóis, os quais são compostos bioativos presentes em alguns alimentos como verduras, legumes, frutas e sementes, os quais têm função antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, de proteção cardiovascular, tem efeito positivo no câncer (anti proliferativo), entre outras. No caso do cacau, os benefícios relacionados a saúde estão ligados aos seus efeitos antioxidantes (ajudam a neutralizar os radicais livres, os quais em excesso interagem e ocasionam mutações no DNA celular, podendo levar a diversas doenças, inclusive o câncer), atividade cardioprotetora e an