Pular para o conteúdo principal

Biomassa de banana verde. Para que serve e como fazer.

Hoje em dia a biomassa de banana verde está sendo muito falada e utilizada em diversas preparações. Mas afinal, o que ela é?

A biomassa nada mais é do que a polpa da banana verde cozida e processada, tornando-se uma pasta densa. Ela é excelente fonte de fibras prebióticas, ou seja, servem de alimento para as bactérias do bem que vivem no nosso intestino. 

Nosso intestino é colonizado por diversas bactérias, as quais têm diferentes funções, e quando está tudo em harmonia, bactérias boas em maior concentração do que as ruins, nosso corpo também está. Hoje as evidências que o intestino e sua microbiota influenciam em diversos aspectos de nossa saúde já são bem fortes. Quando nosso intestino está em disbiose, ou seja, as bactérias ruins estão em maior quantidade que as do bem, ocorre um processo de inflamação intestinal, o qual altera nossa barreira de proteção no intestino. As nossas tight junction, as quais são junções das células intestinais no decorrer da parede intestinal, são alteradas, abrindo buraquinhos entre elas, o que faz com que substâncias que não deveriam sair do intestino saiam (permeabilidade intestinal), como por exemplo: alimentos mau digeridos, o que podem desencadear alergias e intolerâncias alimentares, e substâncias tóxicas, muitas geradas pelas próprias bactérias do mal e devido a esse processo de inflamação intestinal, ocasionando uma inflamação sistêmica, por todo o organismo. E isso pode levar a diversas consequências: enxaquecas frequentes, fadiga sem motivo, potencialização dos sintomas de depressão, doenças autoimunes, sistema imunológico enfraquecido, entre outras. Então além de nos preocuparmos em ocupar nosso intestino com essas bactérias do bem, precisamos nos preocupar em alimentá-las. A biomassa é uma ótima opção.

Como ela é neutra pode ser adicionada à preparação doce ou salgada. Eu já fiz strogonoff, vitaminas e até ganache de chocolate.

Biomassa de banana verde

Ingredientes:
  • banana bem verde
Modo de preparo:
  • Ferver água suficiente para cobrir as bananas com casca;
  • Colocá-las na panela de pressão e após começar a chiar contar 08 minutos;
  • Após os 08 minutos deixar o vapor sair sozinho;
  • Ir descascando uma por uma e batendo no liquidificador ou processador com água limpa
Quanto mais água você colocar mais mole ficará. Eu costumo não colocar muita água.



Comentários

  1. Boa noite dra por quanto tempo posso guardar a biomassa e qual o jeito certo para fazer. (
    Raquel)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Raquel, tudo bom?
    na geladeira dura por 7 dias, no congelador até 3 meses.
    O jeito correto para fazer a biomassa caseira é na panela de pressão com casca, após chiar contar 8 minutos e deixar o vapor sair sozinho. bater no liquidificador com água limpa, ainda quente, até virar uma pasta. Quanto mais água colocar mais mole ficará. Como descrevi a cima. Obrigada por sua participação, qlq duvida pode mandar novamente. bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de banana e aveia sem ovo

A pedidos de uma seguidora da página testei uma receita de banana e aveia sem ovos. Ótimo para quem tem alergia à ovo. Fiz algumas adaptações, pois a receita original ia farinha branca e açúcar refinado. Ficou muito gostoso, mas não ficou fofinho, devido a umidade que a farinha de aveia e açúcar mascavo traz ao bolo, além de não ter o ovo que tem como função aerar o bolo . Depois que fiz fiquei pensando que talvez colocar uma colher de chá de bicarbonato pudesse ajudar a deixar o bolo mais fofo. Então "bora" reproduzir a receita em casa e me contar depois se deu certo ou não!!!!  Ingredientes: 06 bananas amassadas 02 xícaras de farinha de aveia 02 xícaras de açúcar mascavo ou demerara (eu fiz com 02 e achei que ficou bem doce, talvez com 01 fique na doçura certa) 01 colher de sopa de fermento Canela se quiser a gosto Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes Colocar em uma forma untada Levar ao forno pré aquecido 180°C por 40 minutos 

Mucilon multicereais e suco Del Valle, são realmente boas opções para nossas crianças?

Não é novidade que os produtos industrializados contém em sua composição muito açúcar, gordura e sódio (sal), mas muitas vezes é difícil quantificar esse muito, não é? Grande parte das pessoas não entendem muito bem os rótulos dos alimentos e aqueles montes de nomes e quantidades na tabela nutricional. Contudo, ler o rótulo dos alimentos industrializados e saber o que você e sua família está comendo é muito, mas muito, importante. Por isso, para meu consultório elaborei um material lúdico para utilizar com meus pacientes quando falar sobre rótulos e tabela nutricional. Para o blog trago a foto da quantidade de açúcar presente no Mucilon multicereais, frequentemente ofertado à bebês e crianças como engrossante ou mingau e do "suco" de caixinha Del Valle sabor uva, frequentemente ofertado às nossas crianças, também. Os dois tubetes representam 3 colheres de sopa de Mucilon, e contém a quantidade de nada menos do que 17 gramas de açúcar. Ah, 0g de fibras, tá?

Bolo de chocolate com cacau e óleo de coco

  Quem disse que bolo de chocolate não pode ser saudável? E quem disse que o que é saudável não é bom? Nesta receita de bolo de chocolate no lugar do chocolate ou achocolatado comum, utilizado normalmente em receitas para bolo, utilizei o pó de cacau 100% (puro). O cacau, diferente dos chocolates comumente comercializados, tem muitas propriedades bacanas e nos fornecem muitos benefícios, isso se dá pela presença dos polifenóis, os quais são compostos bioativos presentes em alguns alimentos como verduras, legumes, frutas e sementes, os quais têm função antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, de proteção cardiovascular, tem efeito positivo no câncer (anti proliferativo), entre outras. No caso do cacau, os benefícios relacionados a saúde estão ligados aos seus efeitos antioxidantes (ajudam a neutralizar os radicais livres, os quais em excesso interagem e ocasionam mutações no DNA celular, podendo levar a diversas doenças, inclusive o câncer), atividade cardioprotetora e an