Pular para o conteúdo principal

Saúde óssea e leite?


É muito comum quando o assunto é osso saudável, prevenção ou tratamento de osteoporose o pensamento imediato de: CÁLCIO! LEITES E DERIVADOS!

Há dias atrás fiz uma enquete e grande parte das pessoas confirmou isso. Algumas falaram apenas cálcio, outras responderam remédios que continham cálcio como forma de suplementação, outros disseram leites e derivados e uma que achei muito legal: alimentação e atividade física.

Mas e aí nutri? Alguém acertou?
Em partes. A suplementação com cálcio é importante, mas não é o único fator que deve ser levado em consideração, na verdade quando levamos só este fator em consideração podemos afetar a saúde óssea.
Em primeiro lugar a matriz óssea é formada na primeira fase da adolescência, é neste período que a suplementação com cálcio se faz mais eficaz. A suplementação tardia servirá apenas para amenizar algum dano ou prevenir uma descalcificação grave que leve a um quadro de osteoporose, por exemplo. Além disso, a alimentação em paralelo durante a formação óssea e após a mesma, também contribui para como essa matriz estará nos anos posteriores.

Você consumia/consome muita carne vermelha? Leites e derivados em excesso? Embutidos? Alimentos ultra-processados como salgadinhos de pacote, temperos prontos, refrigerantes, sucos de caixinha ou em pó, gelatina artificial? Excesso de açúcar? Consome em pouca quantidade ou nenhuma quantidade verduras e legumes? Se você respondeu sim para todos os itens ou parte deles, sinto dizer mais sua suplementação com cálcio nada adiantará.

A saúde do ósseo dependerá de muitos nutrientes envolvidos, não apenas o cálcio. Para ele ser depositado no osso, muitos processos estão envolvidos. Magnésio, vitamina D, vitamina K, cromo, ômega 3, vitaminas do complexo B, selênio, zinco, entre outros, são essenciais. Ah! Não podemos esquecer o intestino! Sem um intestino saudável a absorção de qualquer nutriente estará comprometida, além disso, uma inflamação intestinal libera no sangue citocinas pró-inflamatórias, e estes sinais de inflamação tornam o meio sanguíneo mais ácido. E qual é uma das estratégias do nosso organismo para controlar o pH sanguíneo? Estimular a reabsorção óssea, ou seja, retirar o cálcio do osso e jogar no sangue.

Outros alimentos também tem maior potencial de acidificação:

  • Proteínas de origem animal, principalmente carne vermelha e produtos lácteos em EXCESSO;
  • Alimentos ricos em fósforo como embutidos, refrigerante e ultra-processados de maneira geral;
  • Alimentos ricos em sódio

Algumas situações também favorecem uma descalcificação óssea:

  •   Alterações nos hormônios tireoidianos, por exemplo, o hipotireoidismo
  • Diminuição de hormônios como progesterona e estrógeno, por exemplo, na menopausa;
  • Sedentarismo
  • Genética

Uma alimentação composta em maior quantidade por alimentos alcalinizantes, ricos em compostos bioativos e anti-inflamatórios contribuem na diminuição da reabsorção óssea. E sabe onde você pode encontrar tudo isso? Em COMIDA de VERDADE! E claro com um profissional nutricionista capacitado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de banana e aveia sem ovo

A pedidos de uma seguidora da página testei uma receita de banana e aveia sem ovos. Ótimo para quem tem alergia à ovo. Fiz algumas adaptações, pois a receita original ia farinha branca e açúcar refinado. Ficou muito gostoso, mas não ficou fofinho, devido a umidade que a farinha de aveia e açúcar mascavo traz ao bolo, além de não ter o ovo que tem como função aerar o bolo . Depois que fiz fiquei pensando que talvez colocar uma colher de chá de bicarbonato pudesse ajudar a deixar o bolo mais fofo. Então "bora" reproduzir a receita em casa e me contar depois se deu certo ou não!!!!  Ingredientes: 06 bananas amassadas 02 xícaras de farinha de aveia 02 xícaras de açúcar mascavo ou demerara (eu fiz com 02 e achei que ficou bem doce, talvez com 01 fique na doçura certa) 01 colher de sopa de fermento Canela se quiser a gosto Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes Colocar em uma forma untada Levar ao forno pré aquecido 180°C por 40 minutos 

Mucilon multicereais e suco Del Valle, são realmente boas opções para nossas crianças?

Não é novidade que os produtos industrializados contém em sua composição muito açúcar, gordura e sódio (sal), mas muitas vezes é difícil quantificar esse muito, não é? Grande parte das pessoas não entendem muito bem os rótulos dos alimentos e aqueles montes de nomes e quantidades na tabela nutricional. Contudo, ler o rótulo dos alimentos industrializados e saber o que você e sua família está comendo é muito, mas muito, importante. Por isso, para meu consultório elaborei um material lúdico para utilizar com meus pacientes quando falar sobre rótulos e tabela nutricional. Para o blog trago a foto da quantidade de açúcar presente no Mucilon multicereais, frequentemente ofertado à bebês e crianças como engrossante ou mingau e do "suco" de caixinha Del Valle sabor uva, frequentemente ofertado às nossas crianças, também. Os dois tubetes representam 3 colheres de sopa de Mucilon, e contém a quantidade de nada menos do que 17 gramas de açúcar. Ah, 0g de fibras, tá?

Bolo de chocolate com cacau e óleo de coco

  Quem disse que bolo de chocolate não pode ser saudável? E quem disse que o que é saudável não é bom? Nesta receita de bolo de chocolate no lugar do chocolate ou achocolatado comum, utilizado normalmente em receitas para bolo, utilizei o pó de cacau 100% (puro). O cacau, diferente dos chocolates comumente comercializados, tem muitas propriedades bacanas e nos fornecem muitos benefícios, isso se dá pela presença dos polifenóis, os quais são compostos bioativos presentes em alguns alimentos como verduras, legumes, frutas e sementes, os quais têm função antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, de proteção cardiovascular, tem efeito positivo no câncer (anti proliferativo), entre outras. No caso do cacau, os benefícios relacionados a saúde estão ligados aos seus efeitos antioxidantes (ajudam a neutralizar os radicais livres, os quais em excesso interagem e ocasionam mutações no DNA celular, podendo levar a diversas doenças, inclusive o câncer), atividade cardioprotetora e an