Pular para o conteúdo principal

Cúrcuma e o câncer

Cúrcuma, açafrão da terra, gengibre amarelo... O mesmo alimentos mas com nomes diferentes. Você já ouviu falar? 

Muito conhecido por sua cor amarelo forte, um corante natural, levemente picante, sendo usado tanto em pratos doces como salgados. Tempero muito utilizado na Índia, China e Oriente Médio.

Desde a descoberta de seus compostos fenólicos (curcumina) que auxiliam como um excelente antioxidante, esse tempero tem sido estudado no tratamento e prevenção de diversas doenças, entre elas neurológicas, inflamatórias e o câncer.
O câncer é uma doença altamente inflamatória e na sua definição mais simples é o crescimento rápido de células de uma maneira desordenada.
Adicionada a sua propriedade antioxidade, a cúrcuma é um excelente anti-inflamatório e anti-proliferativo, devido regular a relação AMPK e COX-2, reduzindo o crescimento tumoral e melhora no padrão inflamatório.
Alguns estudos mostram que esse tempero pode potencializar a ação da quimioterapia, auxiliando no tratamento do câncer, pois além do caráter anti-inflamatório fortalece o sistema imunológico, estimulando também a apoptose celular (morte programada celular).

Contudo, a cúrcuma ingerida de maneira isolada não é tão bem absorvida no intestino e para potencializar sua absorção recomenda-se ingerir junto gengibre ou pimenta-do-reino. 

Vale lembrar que a curcumina não tem poder preventivo e curativo no câncer quando utilizada de maneira isolada. É um conjunto de fatores que constroem um hábito e estilo de vida saudáveis ou com caráter potencializador do tratamento oncológico.

Gosto muito de usá-la no arroz, ovo mexido ou omelete, pipoca caseira, batata no forno... é só usar a criatividade. 😋

Vamos tentar usar hoje?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de banana e aveia sem ovo

A pedidos de uma seguidora da página testei uma receita de banana e aveia sem ovos. Ótimo para quem tem alergia à ovo. Fiz algumas adaptações, pois a receita original ia farinha branca e açúcar refinado. Ficou muito gostoso, mas não ficou fofinho, devido a umidade que a farinha de aveia e açúcar mascavo traz ao bolo, além de não ter o ovo que tem como função aerar o bolo . Depois que fiz fiquei pensando que talvez colocar uma colher de chá de bicarbonato pudesse ajudar a deixar o bolo mais fofo. Então "bora" reproduzir a receita em casa e me contar depois se deu certo ou não!!!!  Ingredientes: 06 bananas amassadas 02 xícaras de farinha de aveia 02 xícaras de açúcar mascavo ou demerara (eu fiz com 02 e achei que ficou bem doce, talvez com 01 fique na doçura certa) 01 colher de sopa de fermento Canela se quiser a gosto Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes Colocar em uma forma untada Levar ao forno pré aquecido 180°C por 40 minutos 

Mucilon multicereais e suco Del Valle, são realmente boas opções para nossas crianças?

Não é novidade que os produtos industrializados contém em sua composição muito açúcar, gordura e sódio (sal), mas muitas vezes é difícil quantificar esse muito, não é? Grande parte das pessoas não entendem muito bem os rótulos dos alimentos e aqueles montes de nomes e quantidades na tabela nutricional. Contudo, ler o rótulo dos alimentos industrializados e saber o que você e sua família está comendo é muito, mas muito, importante. Por isso, para meu consultório elaborei um material lúdico para utilizar com meus pacientes quando falar sobre rótulos e tabela nutricional. Para o blog trago a foto da quantidade de açúcar presente no Mucilon multicereais, frequentemente ofertado à bebês e crianças como engrossante ou mingau e do "suco" de caixinha Del Valle sabor uva, frequentemente ofertado às nossas crianças, também. Os dois tubetes representam 3 colheres de sopa de Mucilon, e contém a quantidade de nada menos do que 17 gramas de açúcar. Ah, 0g de fibras, tá?

Bolo de chocolate com cacau e óleo de coco

  Quem disse que bolo de chocolate não pode ser saudável? E quem disse que o que é saudável não é bom? Nesta receita de bolo de chocolate no lugar do chocolate ou achocolatado comum, utilizado normalmente em receitas para bolo, utilizei o pó de cacau 100% (puro). O cacau, diferente dos chocolates comumente comercializados, tem muitas propriedades bacanas e nos fornecem muitos benefícios, isso se dá pela presença dos polifenóis, os quais são compostos bioativos presentes em alguns alimentos como verduras, legumes, frutas e sementes, os quais têm função antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, de proteção cardiovascular, tem efeito positivo no câncer (anti proliferativo), entre outras. No caso do cacau, os benefícios relacionados a saúde estão ligados aos seus efeitos antioxidantes (ajudam a neutralizar os radicais livres, os quais em excesso interagem e ocasionam mutações no DNA celular, podendo levar a diversas doenças, inclusive o câncer), atividade cardioprotetora e an