O ovo desde sempre é um alimento que causa polêmica, alguns profissionais falam bem, outros mal, e você consumidor fica sem saber o que fazer.
Infelizmente a má fama do ovo surgiu na mesma época em que a gordura saturada animal passou a ser vista como a grande vilã para a saúde cardiovascular, então um alimento que era do dia a dia de muitas pessoas passou a ser evitado, consumindo uma vez ou outra e olhe lá.
Mas vamos lá, o que se sabe cientificamente do ovo hoje?
Estudos mostram que não há um consenso de quantos ovos você pode comer por dia, sim por DIA. Alguns estudos afirmam que o consumo de 1 ovo diário não interfere e altera as taxas de colesterol sanguíneo.
Outro ponto é que devido sua alta densidade nutritiva, contendo proteína de elevada qualidade, rico em sais minerais e vitaminas, e compostos que agem em diversas funções no nosso organismo, ele é considerado um alimento funcional, de baixo valor comercial, que pode ser acrescentado nos pratos dos diversos tipos de família de diferentes classes econômicas;
O hábito alimentar de uma pessoa influencia muito mais do que o consumo puro e simples de ovos. Uma dieta rica em carboidratos simples, açúcares, industrializados e gorduras trans, mostra maior impacto em doenças de diversas características, inclusive cardiovasculares;
Além do ovo, como já falei, ser muito nutritivo, afinal pensem: através dele uma vida se forma, ele contém algo em especial. A colina, uma vitamina presente neste alimento, é responsável pela formação do neurotransmissor conhecido como acetilcolina, o qual é responsável pelo processo de aprendizagem e de memória, fazendo com que os impulsos nervosos percorram os neurônios de maneira adequada. Outras substâncias presentes no ovo que contribuem para a formação do sistema nervosos central é o DHA, ARA e vitamina B12.
Quer que seu filho tenha um bom desenvolvimento cognitivo e neurológico? Consuma ovos durante a gestação e introduza ovos a partir do 6º mês. Hoje não há mais a indicação de esperar até o 8º mês ou 1 ano da criança. É claro que o ovo por ter um potencial alergênico deve ser introduzido aos poucos e observar possíveis manifestações de alergia na criança.
Contudo, o ovo não é somente bom para crianças em desenvolvimento não! Pessoas em qualquer fase da vida podem e devem consumir ovos, pois desempenhará a mesma função positiva no nosso sistema nervoso central, nos ajudando a memorizar e a nos concentrarmos melhor.
Comentários
Postar um comentário