Pular para o conteúdo principal

Alimentação da mãe e as cólicas no bebê

A composição nutricional do leite materno é influenciada pela alimentação da mãe neste período de amamentação. O valor nutritivo do leite aumenta de acordo com a variedade e qualidade da alimentação materna, principalmente no que se refere aos micronutrientes, como vitaminas e sais minerais. Por isso, a importância de ter uma alimentação baseada em alimentos naturais, verduras, legumes, frutas, cereais integrais e proteínas.
Contudo, alguns alimentos estão relacionados com o aumento da prevalência de cólicas nos recém-nascidos, isso acontece devido ao fato do organismo do bebê, e seu trato gastrointestinal, ainda ser prematuro e estar em formação e desenvolvimento.

Alguns alimentos que estão associados à frequência de cólicas em recém-nascidos:
  • Alimentos com cafeína: chocolate, café preto, chá mate, chá verde, chá branco;
  • Leite de vaca e derivados;
  • Refrigerantes ou bebidas com gás;
  • Doces e açúcar em excesso;
  • Brócolis, couve-flor, repolho;
  • Feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e soja;
  • Frutas cítricas.
Entretanto, a origem das cólicas pode ser diversa, e muitas vezes não está relacionada a um alimento específico.

A pega do bebê durante a amamentação também influencia. Se o bebê abre muito a boca para mamar, engole mais ar, e isto pode gerar cólicas frequentes. O correto é o bebê abocanhar o peito da mãe e fazer boca de peixinho. Sempre coloque para arrotar após mamar, isso ajuda a eliminar o ar.

Bolsinha de água quente também ajuda a aliviar as dores do bebê. Sempre teste a temperatura em seu pulso antes, o ideal é estar em temperatura morna para não queimar.

Utilização de probióticos, os quais são bactérias benéficas que constituem nossa flora intestinal ajudando no fortalecimento do sistema imunológico, amadurecimento intestinal no bebê, diminuição das bactérias patogênicas que causam doenças e problemas gastrointestinais como constipação, diarreia e gases. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de banana e aveia sem ovo

A pedidos de uma seguidora da página testei uma receita de banana e aveia sem ovos. Ótimo para quem tem alergia à ovo. Fiz algumas adaptações, pois a receita original ia farinha branca e açúcar refinado. Ficou muito gostoso, mas não ficou fofinho, devido a umidade que a farinha de aveia e açúcar mascavo traz ao bolo, além de não ter o ovo que tem como função aerar o bolo . Depois que fiz fiquei pensando que talvez colocar uma colher de chá de bicarbonato pudesse ajudar a deixar o bolo mais fofo. Então "bora" reproduzir a receita em casa e me contar depois se deu certo ou não!!!!  Ingredientes: 06 bananas amassadas 02 xícaras de farinha de aveia 02 xícaras de açúcar mascavo ou demerara (eu fiz com 02 e achei que ficou bem doce, talvez com 01 fique na doçura certa) 01 colher de sopa de fermento Canela se quiser a gosto Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes Colocar em uma forma untada Levar ao forno pré aquecido 180°C por 40 minutos  ...

Mucilon multicereais e suco Del Valle, são realmente boas opções para nossas crianças?

Não é novidade que os produtos industrializados contém em sua composição muito açúcar, gordura e sódio (sal), mas muitas vezes é difícil quantificar esse muito, não é? Grande parte das pessoas não entendem muito bem os rótulos dos alimentos e aqueles montes de nomes e quantidades na tabela nutricional. Contudo, ler o rótulo dos alimentos industrializados e saber o que você e sua família está comendo é muito, mas muito, importante. Por isso, para meu consultório elaborei um material lúdico para utilizar com meus pacientes quando falar sobre rótulos e tabela nutricional. Para o blog trago a foto da quantidade de açúcar presente no Mucilon multicereais, frequentemente ofertado à bebês e crianças como engrossante ou mingau e do "suco" de caixinha Del Valle sabor uva, frequentemente ofertado às nossas crianças, também. Os dois tubetes representam 3 colheres de sopa de Mucilon, e contém a quantidade de nada menos do que 17 gramas de açúcar. Ah, 0g de fibras, tá? ...

Creme de abacate com maracujá

Sobremesa leve, refrescante, ótima para quem está querendo perder peso ou para quem quer apenas comer uma sobremesa mais saudável.  Rica em gorduras do bem, que auxiliam em aumentar o HDL (colesterol bom) e dão saciedade. Além de ser fonte de vitamina C, sais minerais, fitoesteróis, antioxidantes, fibras (melhoram saúde intestinal e dão saciedade) e por ser uma fonte de lipídios auxilia a absorver melhor outro antioxidante encontrado em alimentos alaranjados e vermelhos: betacaroteno. Se quiser que este creme fique mais consistente pode acrescentar gelatina sem sabor ou ágar ágar. Ingredientes: 01 abacate suco de 02 maracujás sem semente (coar a polpa sem bater)  04 colheres de sopa de açúcar demerara Modo de preparo: bater tudo no liquidificador, ou mixer ou processador e servir bem gelado