Pular para o conteúdo principal

"Comidinhas" de bebê (que não são nada de bebê)

O motivo do meu post de hoje vem de encontro com o que eu passo praticamente todos os dias desde que fui mãe e acredito que muito de vocês (ou todos vocês), que tentam implementar uma alimentação saudável nos seus pequenos, também passam e sofrem: a ansiedade dos familiares, amigos, colegas, vizinhos, conhecidos e até estranhos em oferecer ao seu filho as famosas e inofensivas (nem um pouco) comidas de bebê.

Bolacha de maisena, danoninho, mucilon, cremogema,  farinha láctea, papinha industrializada, e até mesmo o que não é de bebê, como doces, salgadinhos, salsicha, hambúrguer, refrigerantes e etc.

Pais, familiares, profissionais, pessoas de maneira geral! Calma! Não fiquem ansiosos, a criança terá a vida inteira para  experimentar esses tipos de alimento, infelizmente ela será exposta a isto, mas não são vocês que precisam dar esse primeiro passo. Lembrem-se: não é preciso oferecer aquilo que não está fazendo falta. A criança nunca comeu danoninho, por que raios vocês acham que ela tem vontade disso ou precisa disso?

Esses alimentos são ricos em açúcar, corante, conservante, gordura, produtos QUÍMICOS. Sim, química, você estará oferecendo química a estas crianças tão pequenas, que ainda estão em formação e desenvolvimento. Nesta fase precisamos focar em comida de VERDADE, rica em nutrientes que serão essenciais para o desenvolvimento e crescimento da criança, além disso somos responsáveis pela formação do seu hábito alimentar, pela formação do seu paladar, os quais irão repercutir para o resto da vida, influenciando no processo de saúde. 

Dar de comer não é simplesmente encher a barriga e matar a fome, é uma das missões, dada a nós pais e cuidadores, mais importantes. Não vamos viciar desde cedo o paladar dos pequenos.

Keep Calm, que tudo tem seu tempo 😉


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de banana e aveia sem ovo

A pedidos de uma seguidora da página testei uma receita de banana e aveia sem ovos. Ótimo para quem tem alergia à ovo. Fiz algumas adaptações, pois a receita original ia farinha branca e açúcar refinado. Ficou muito gostoso, mas não ficou fofinho, devido a umidade que a farinha de aveia e açúcar mascavo traz ao bolo, além de não ter o ovo que tem como função aerar o bolo . Depois que fiz fiquei pensando que talvez colocar uma colher de chá de bicarbonato pudesse ajudar a deixar o bolo mais fofo. Então "bora" reproduzir a receita em casa e me contar depois se deu certo ou não!!!!  Ingredientes: 06 bananas amassadas 02 xícaras de farinha de aveia 02 xícaras de açúcar mascavo ou demerara (eu fiz com 02 e achei que ficou bem doce, talvez com 01 fique na doçura certa) 01 colher de sopa de fermento Canela se quiser a gosto Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes Colocar em uma forma untada Levar ao forno pré aquecido 180°C por 40 minutos 

Mucilon multicereais e suco Del Valle, são realmente boas opções para nossas crianças?

Não é novidade que os produtos industrializados contém em sua composição muito açúcar, gordura e sódio (sal), mas muitas vezes é difícil quantificar esse muito, não é? Grande parte das pessoas não entendem muito bem os rótulos dos alimentos e aqueles montes de nomes e quantidades na tabela nutricional. Contudo, ler o rótulo dos alimentos industrializados e saber o que você e sua família está comendo é muito, mas muito, importante. Por isso, para meu consultório elaborei um material lúdico para utilizar com meus pacientes quando falar sobre rótulos e tabela nutricional. Para o blog trago a foto da quantidade de açúcar presente no Mucilon multicereais, frequentemente ofertado à bebês e crianças como engrossante ou mingau e do "suco" de caixinha Del Valle sabor uva, frequentemente ofertado às nossas crianças, também. Os dois tubetes representam 3 colheres de sopa de Mucilon, e contém a quantidade de nada menos do que 17 gramas de açúcar. Ah, 0g de fibras, tá?

Bolo de chocolate com cacau e óleo de coco

  Quem disse que bolo de chocolate não pode ser saudável? E quem disse que o que é saudável não é bom? Nesta receita de bolo de chocolate no lugar do chocolate ou achocolatado comum, utilizado normalmente em receitas para bolo, utilizei o pó de cacau 100% (puro). O cacau, diferente dos chocolates comumente comercializados, tem muitas propriedades bacanas e nos fornecem muitos benefícios, isso se dá pela presença dos polifenóis, os quais são compostos bioativos presentes em alguns alimentos como verduras, legumes, frutas e sementes, os quais têm função antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, de proteção cardiovascular, tem efeito positivo no câncer (anti proliferativo), entre outras. No caso do cacau, os benefícios relacionados a saúde estão ligados aos seus efeitos antioxidantes (ajudam a neutralizar os radicais livres, os quais em excesso interagem e ocasionam mutações no DNA celular, podendo levar a diversas doenças, inclusive o câncer), atividade cardioprotetora e an