Pular para o conteúdo principal

A importância da mastigação para a digestão e controle do peso



É muito importante estimularmos nossos pequenos desde cedo a prestar atenção no que estão comendo, sentarem a mesa, sempre que possível com a família, pois as criações dos hábitos alimentares também se baseiam e muito no exemplo. Não comer vendo televisão, jogando videogame ou qualquer outra atividade que tire sua atenção da comida, e por fim comer com calma, MASTIGAR! Parece óbvio, né? Mastigar a comida. Mas quantas vezes não comemos em 05 ou 10 minutos? E isto é uma atitude muito ruim e vou explicar o porquê.

Primeiramente, o processo de digestão se inicia na boca. Os dentes servem para triturar os alimentos e a saliva para umidificar essa papa formada, além de contribuir com a enzima amilase que ajudam na digestão de carboidratos, ou seja, quebra quimicamente o carboidrato. Tudo isso facilita o processo de digestão e não sobrecarrega outros órgãos, como o estômago.
Comer errado gera uma má digestão e com isso azia, refluxo, dor de estômago, irritabilidade e gastrite. Além disso, alimentos bem digeridos são de mais fácil absorção, ou seja, você aproveita melhor os nutrientes dos alimentos quando mastiga melhor. Um exemplo são os vegetais que contém celulose em sua composição... A celulose não é digerida e nem absorvida por nós humanos, mas nada que uma boa triturada não ajude para quebrar esta parede de celulose dos vegetais. Dessa forma, conseguimos absorver melhor os nutrientes destes alimentos.

Focar na alimentação e nos alimentos nos faz comer mais devagar e isto também ajuda no controle de peso, pois dificilmente comendo mais devagar vamos dar espaço para a gula de repetir o prato de comida. Isto se deve por uma questão hormonal. Nosso organismo demora em torno de 20 minutos para receber os sinais de “abastecimento” e liberar o hormônio da saciedade, sendo assim, se comemos em 10 minutos concordam que ainda não dá tempo de se sentir satisfeito?

Então comam melhor e de uma maneira melhor. Apreciem o que estão comendo. A comida é a forma mais linda de cuidado, amor e aconchego. 💓💓💓

Boa mastigada para vocês 😉


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de banana e aveia sem ovo

A pedidos de uma seguidora da página testei uma receita de banana e aveia sem ovos. Ótimo para quem tem alergia à ovo. Fiz algumas adaptações, pois a receita original ia farinha branca e açúcar refinado. Ficou muito gostoso, mas não ficou fofinho, devido a umidade que a farinha de aveia e açúcar mascavo traz ao bolo, além de não ter o ovo que tem como função aerar o bolo . Depois que fiz fiquei pensando que talvez colocar uma colher de chá de bicarbonato pudesse ajudar a deixar o bolo mais fofo. Então "bora" reproduzir a receita em casa e me contar depois se deu certo ou não!!!!  Ingredientes: 06 bananas amassadas 02 xícaras de farinha de aveia 02 xícaras de açúcar mascavo ou demerara (eu fiz com 02 e achei que ficou bem doce, talvez com 01 fique na doçura certa) 01 colher de sopa de fermento Canela se quiser a gosto Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes Colocar em uma forma untada Levar ao forno pré aquecido 180°C por 40 minutos 

Mucilon multicereais e suco Del Valle, são realmente boas opções para nossas crianças?

Não é novidade que os produtos industrializados contém em sua composição muito açúcar, gordura e sódio (sal), mas muitas vezes é difícil quantificar esse muito, não é? Grande parte das pessoas não entendem muito bem os rótulos dos alimentos e aqueles montes de nomes e quantidades na tabela nutricional. Contudo, ler o rótulo dos alimentos industrializados e saber o que você e sua família está comendo é muito, mas muito, importante. Por isso, para meu consultório elaborei um material lúdico para utilizar com meus pacientes quando falar sobre rótulos e tabela nutricional. Para o blog trago a foto da quantidade de açúcar presente no Mucilon multicereais, frequentemente ofertado à bebês e crianças como engrossante ou mingau e do "suco" de caixinha Del Valle sabor uva, frequentemente ofertado às nossas crianças, também. Os dois tubetes representam 3 colheres de sopa de Mucilon, e contém a quantidade de nada menos do que 17 gramas de açúcar. Ah, 0g de fibras, tá?

Bolo de chocolate com cacau e óleo de coco

  Quem disse que bolo de chocolate não pode ser saudável? E quem disse que o que é saudável não é bom? Nesta receita de bolo de chocolate no lugar do chocolate ou achocolatado comum, utilizado normalmente em receitas para bolo, utilizei o pó de cacau 100% (puro). O cacau, diferente dos chocolates comumente comercializados, tem muitas propriedades bacanas e nos fornecem muitos benefícios, isso se dá pela presença dos polifenóis, os quais são compostos bioativos presentes em alguns alimentos como verduras, legumes, frutas e sementes, os quais têm função antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, de proteção cardiovascular, tem efeito positivo no câncer (anti proliferativo), entre outras. No caso do cacau, os benefícios relacionados a saúde estão ligados aos seus efeitos antioxidantes (ajudam a neutralizar os radicais livres, os quais em excesso interagem e ocasionam mutações no DNA celular, podendo levar a diversas doenças, inclusive o câncer), atividade cardioprotetora e an