Pular para o conteúdo principal

Mitos e verdades sobre o aleitamento materno

Mamães, eu julgo importante debater um tema que está bastante em evidência atualmente: O aleitamento materno.
Ao contrário de muitos mitos por aí o leite materno é o alimento mais completo e perfeito para o seu bebê até os 06 meses, não precisando complementar com nada! Isso acontece porque o leite materno foi produzido especificamente para seu bebê, assim como acontece com os outros mamíferos. Isto é a natureza, e veja que perfeita:
Nos primeiros dias após o parto é normal produzir pouco leite, depois de uma semana a produção aumenta. Quanto mais vezes a criança mamar maior será a quantidade de leite produzida.
Nos primeiros dias o leite é mais ralinho porque tem menos gordura e mais água, esse leite é chamado de Colostro, com o passar dos dias o leite vai ficando mais encorpado e é chamado de leite maduro.
Durante a mesma mamada a quantidade de gordura do leite aumenta. O primeiro leite que sai tem menos gordura, mais proteína e vitaminas hidrossolúveis, esse leite é chamado de leite anterior. O leite que vem por último, no final da mamada, é chamado de leite posterior, e tem mais gordura e vitaminas lipossolúveis, deixando o bebê mais satisfeito e dessa forma, ficando mais tempo sem mamar. Por isso é importante esvaziar primeiro um peito e depois dar o outro para mamar, pro bebê não perder nenhuma fase e nenhum nutriente (lembram do outro post sobre as fases do leite? Se não dá uma conferida).
A maior parte do leite produzido é por estímulo do bebê sugar o leite durante a mamada, por isso se a mãe fica sem amamentar ou amamenta poucas vezes ao dia, a produção de leite diminui, dando a sensação de que o leite secou. Para isso não acontecer, amamente todos os dias e sempre que o seu bebê quiser (livre demanda- o bebê não tem horário regrado), caso não seja possível dar o peito, esvazie a mama por meio de ordenha e guarde o leite na geladeira para seu bebê tomar quando tiver fome.
Resumindo: Não existe leite fraco e muito menos insuficiente. No início o bebê mama mais então mais leite é produzido. Com o passar do tempo e com a introdução de novos alimentos após os 06 meses é normal a quantidade produzida diminuir um pouco, pois como dito é produzido através de estímulo e demanda da criança.

Mas e se doer? Mamar dói?

Sinto dizer, mas mamar dói sim! Mas Isto é mais no início. A boa notícia é que passa!!! E vale muito a pena!!!
A minha dor passou em um mês. Neste tempo, chegou a criar uma pequena ferida e arder um pouco... Eu chorei, fiquei nervosa... Mas tudo isso é normal. Precisa de foco e dedicação. E não se julguem... Vocês não são péssimas mães por isso. É normal sentimentos contraditórios nesta fase. Não se cobrem demais!

Algumas dicas ajudam a não machucar como:
  • A pega correta do bebê (falarei em outro post);
  • O uso de conchinha
  • Não usar hidrante nos seios e no bico, para não hidratar demais a pele e assim, torná-la mais sensível.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de banana e aveia sem ovo

A pedidos de uma seguidora da página testei uma receita de banana e aveia sem ovos. Ótimo para quem tem alergia à ovo. Fiz algumas adaptações, pois a receita original ia farinha branca e açúcar refinado. Ficou muito gostoso, mas não ficou fofinho, devido a umidade que a farinha de aveia e açúcar mascavo traz ao bolo, além de não ter o ovo que tem como função aerar o bolo . Depois que fiz fiquei pensando que talvez colocar uma colher de chá de bicarbonato pudesse ajudar a deixar o bolo mais fofo. Então "bora" reproduzir a receita em casa e me contar depois se deu certo ou não!!!!  Ingredientes: 06 bananas amassadas 02 xícaras de farinha de aveia 02 xícaras de açúcar mascavo ou demerara (eu fiz com 02 e achei que ficou bem doce, talvez com 01 fique na doçura certa) 01 colher de sopa de fermento Canela se quiser a gosto Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes Colocar em uma forma untada Levar ao forno pré aquecido 180°C por 40 minutos 

Mucilon multicereais e suco Del Valle, são realmente boas opções para nossas crianças?

Não é novidade que os produtos industrializados contém em sua composição muito açúcar, gordura e sódio (sal), mas muitas vezes é difícil quantificar esse muito, não é? Grande parte das pessoas não entendem muito bem os rótulos dos alimentos e aqueles montes de nomes e quantidades na tabela nutricional. Contudo, ler o rótulo dos alimentos industrializados e saber o que você e sua família está comendo é muito, mas muito, importante. Por isso, para meu consultório elaborei um material lúdico para utilizar com meus pacientes quando falar sobre rótulos e tabela nutricional. Para o blog trago a foto da quantidade de açúcar presente no Mucilon multicereais, frequentemente ofertado à bebês e crianças como engrossante ou mingau e do "suco" de caixinha Del Valle sabor uva, frequentemente ofertado às nossas crianças, também. Os dois tubetes representam 3 colheres de sopa de Mucilon, e contém a quantidade de nada menos do que 17 gramas de açúcar. Ah, 0g de fibras, tá?

Bolo de chocolate com cacau e óleo de coco

  Quem disse que bolo de chocolate não pode ser saudável? E quem disse que o que é saudável não é bom? Nesta receita de bolo de chocolate no lugar do chocolate ou achocolatado comum, utilizado normalmente em receitas para bolo, utilizei o pó de cacau 100% (puro). O cacau, diferente dos chocolates comumente comercializados, tem muitas propriedades bacanas e nos fornecem muitos benefícios, isso se dá pela presença dos polifenóis, os quais são compostos bioativos presentes em alguns alimentos como verduras, legumes, frutas e sementes, os quais têm função antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, de proteção cardiovascular, tem efeito positivo no câncer (anti proliferativo), entre outras. No caso do cacau, os benefícios relacionados a saúde estão ligados aos seus efeitos antioxidantes (ajudam a neutralizar os radicais livres, os quais em excesso interagem e ocasionam mutações no DNA celular, podendo levar a diversas doenças, inclusive o câncer), atividade cardioprotetora e an