Fui convidada pelo SENAC a dar uma palestra sobre alimentação infantil para alguns cursos que estavam se formando e também convidados. O tema que eu escolhi é algo que eu gosto muito e que faz muito sentindo para mim dentro do que eu acredito sobre a importância de uma alimentação saudável.
Os primeiros mil dias da criança, os quais compreendem desde a concepção, na barriga da mamãe, até os 02 primeiros anos, tem grande impacto no desenvolvimento neurológico, cognitivo, na formação de órgãos, no crescimento e desenvolvimento. A programação metabólica ocorre neste período, e nada mais é, do que o planejamento do corpo para o que ele virá a ser no futuro, desmistificando que a genética tem grande parcela de culpa no processo doença, na verdade, hoje em dia a ciência nos traz que 5% do que somos ou vamos vir a ser é culpa da genética, 95% é culpa do ambiente que estamos inseridos, nosso estilo de vida.
O que a mãe come durante a gravidez e durante o aleitamento materno, se houve o aleitamento materno ou uso de fórmula, como foi a introdução alimentar da criança, o que foi ofertando para ela durante os dois primeiros anos... Tudo isso interfere e faz parte da programação metabólica, pois compreende um período crítico e específico do desenvolvimento daquela criança, nos quais os alimentos irão ter um impacto positivo ou negativo que repercutirá ao longo da vida.
Por isso temos que ter em mente que nós somos responsáveis pelo processo de saúde de nossos filhos.
Reflitam: vocês estão nutrindo os seus filhos ou apenas enchendo a barriga deles?
Vamos usar o alimento como ferramenta de educação. Juntos somos mais fortes 💞
Comentários
Postar um comentário