A ANVISA liberou a lista dos alimentos mais contaminados por agrotóxicos. O que mais espanta nesta divulgação é que além da elevada concentração de agrotóxico (muitos estão acima da quantidade permitida), dentre os 18 alimentos submetidos à analise, foi constatado a utilização de agrotóxicos que não são permitidos no nosso país.
Dentre os sintomas e consequências que podem surgir devido a esta alta concentração de veneno está dores de cabeça e alergias até doenças neurológicas e câncer.
Sempre que possível consuma orgânicos e se não puder optar por uma alimentação voltada somente a este tipo de alimento, tente pelo menos estes listados. Além do benefício de não sermos expostos à altas concentrações de veneno, os orgânicos nos favorecem em outros aspectos, como discuti no último post sobre esse tema, link: 5 motivos para você consumir alimentos orgânicos
Algumas dicas para diminuir a contaminação de agrotóxico:
- Lavar bem os alimentos: é importante lavar em água corrente fria os alimentos um de cada vez, esfregando bem. Não é necessário usar sabão, pois você estaria contaminando com outro produto químico. Esta lavagem não retira 100% do veneno, mas diminui a concentração que está em sua superfície;
- Retire a casca dos alimentos quando possível;
- Um estudo realizado pela UNESP comparou formas de sanitização no intuito de verificar qual melhor maneira de se reduzir a concentração de agrotóxico. A concentração com vinagre a 6% por 15 minutos mostrou melhor resultado, retirando 32% dos contaminantes.
Comentários
Postar um comentário