Quem tem filho em idade escolar sabe que escolher a escola ou creche do seu filho não é uma tarefa fácil. Nos preocupamos com a higiene, método de ensino, tipos de atividade, valores passados, aconchego, quantos tias para quantos alunos por sala, se tem direito a banho, e claro o valor.
Contudo, o que normalmente fica para trás é a refeição, na verdade a qualidade dessa refeição. Poucos pais pedem para ver o cardápio que será ofertado. É muito comum no meu consultório crianças que estudam/ficam período integral nas escolas, fazendo, assim, boa parte das refeições no local, as quais os pais não sabem me informar como são as refeições e lanches dos filhos, só sabem que "dão comida lá".
Papais, a comida faz parte da formação dos seus filhos, o alimento é uma forte ferramenta de educação, não o menospreze. Uma alimentação adequada não somente prevenirá diversas doenças, como também ajudará seu filho a se concentrar melhor na escola, a ficar menos doentinho, pois sua imunidade estará fortalecida, brincará melhor, dormirá melhor e de maneira geral será uma criança mais ativa e saudável. Quando a criança ainda é bem pequena o que será ofertado na escola contribuirá para a formação do hábito alimentar dela, isso é muito importante, pois muito do que se faz nesta fase repercutirá para o resto da vida.
Quando eu escolhi a escola da Ana fui bem "chata", pedi para olhar o cardápio, questionei, expliquei a forma como a educo em relação aos alimentos e só decidi matriculá-la em uma escola que valorizasse a alimentação e me respeitasse como mãe. Uma escola parceira que te ouve e te auxilia nesse processo é muito importante, pois assim a criança que está em formação recebe a mesma linguagem de aprendizado e valores tanto na escola como em casa.
Pensem nisso e passem a investigar o tipo de comida que seus filhos comem na escola. Após isto reflitam: nós estamos nutrindo nossas crianças ou apenas enchendo a barriga delas?
Comentários
Postar um comentário